quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Na tentativa de ser o que se é

Ontem tive um dia muito pensativo..discuti filosofia, falei sobre amor e sobre morte, sobre as aflições de viver e sobre ser o que se é. Ouvi falarem de Nietszche, Chico Buarque, Spinoza, Freud, Clarice Lispector, Glauber Rocha, Darwin, Marx...Foi um dia longo e bom. Daqueles dias sem trabalho e sem obrigações, onde pensar é mais do que suficiente e é trabalhoso. Aparentemente não fiz nada, mas tive um dia produtivo. Acredite.
Vim compartilhar um pouquinho do que vivi ontem. Quem sabe até ensinar um pouco, não sei. Talvez seja pretensão minha, mas enfim...acho que aprendi bastante ontem. Não sei dizer exatamente o que aprendi, mas é fato que a experiência me mudou. Acho que isso é aprendizado. Deixar que uma situação ou um encontro te faça diferente.
Somos todos seres inacabados, em construção e sempre temos o que aprender. Sempre tem alguma coisa que nos faz mudar, basta recebê-la. Acho que tem muita gente preocupada com o destino e esquecendo que a existência baseia-se na jornada. É durante o caminho que moldamos nossa essência.
É necessário viver a vida intensamente e apropriar-se dela como uma expressão do teu desejo. Como resultado de tudo que já foi. Vivê-la como ela vier. Não se importar com o que acontece com você, mas o que você faz com isso, o que você tira da experiência. Seja digno do que lhe acontece, pois tudo é necessário e não passe para ninguém a responsabilidade por stua tristeza ou seu desencanto.
Descobri que não existe bom e mau. O que existem são bons e maus encontros. Num bom encontro, a sua capacidade de afetar e ser afetado é ampliada. E daí surge um sentimento de alegria. Uma explosão de possibilidade. Aproveita ao máximo cada encontro e receba as mudanças que lhe vierem.
Vamos viver a intensidade do aqui e do agora! Viver a beleza dos encontros. “Arrancar a eternidade de cada dia”, como diria Guimarães Rosa. Afim de ser o que se é. Mesmo sem saber.

3 comentários:

lia disse...

Clap Clap Clap!!!

QUE EMOÇÃO AMIGA!

"Vejo muito de mim no que você escreve"

Beijo e te amo!

Anônimo disse...

Clap Clap Clap!!!(2)

º°juju°º disse...

êêê!